Tratamento
Individualizado

O cirurgião plástico, Fernando de A. Fernandes, faz questão de ressaltar que cada pessoa é única.  Logo, deve ser tratada como tal. Para isso, deve-se fazer uso das melhores técnicas, táticas e equipamentos disponíveis, visando a alcançar às expectativas. As técnicas utilizadas devem ser consagradas e não experimentais.

Ressalta, ainda, ser imprescindível que as características físicas de cada um sejam respeitadas, não podendo ser descaracterizadas com as cirurgias.

Transparência

Ser o mais transparente e verdadeiro possível, respeitando sempre a ética e praticando a Medicina baseada em evidências.

Não  podemos comprar o sonho do paciente. Há casos em que se deseja ficar parecido com celebridades. Nesses casos devemos conversar e explicar que lidamos com dados de realidade.

Portanto, é importante explicar que a cirurgia é baseada em anatomia, em tecidos vivos. Mostrar que apesar de a cirurgia plástica ser muito versátil, há restrições. Por exemplo, ter uma boa circulação é um fator que ajuda bastante nos resultados.

Enfim, como costumo dizer aos meus pacientes, não existe mágica, nem mágicos, como não há cirurgias sem cicatrizes. Por isso, é dever do profissional sério mostrar todos os riscos, vantagens, bem como dar todas as orientações sobre os cuidados dos períodos pré e pós-operatório.

Segurança

Outro valor importantíssimo é a segurança. Muitos pacientes chegam ao consultório e querem aproveitar uma mesma cirurgia para realizar diversos procedimentos. Cabe ao médico alertar para os riscos de realizar procedimentos muito longos, que podem acarretar riscos à saúde e integridade do paciente.  A economia de tempo ou de dinheiro nem sempre são bons aliados.

Designed by Marcelo Pires


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0